Nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, no campus da Universidade de Santander (UDES), na cidade de Bucaramanga, Colômbia, a Rede Acadêmica de Educação Interprofissional em Saúde das Américas (UNIRED-EIP) realizou sua primeira reunião técnica sob o lema “Juntos transformando a educação e o desempenho em saúde”.
A UNIRED-EIP é composta por um conjunto de universidades interessadas em fortalecer a cooperação acadêmica para a implementação da Educação Interprofissional (EIP) e Prática Colaborativa (PC) na América Latina e no Caribe. A UNIRED-EIP pertence ao grupo de interesse especial da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP), com o objetivo de contribuir para o avanço do EIP e da PC, com foco nas instituições formadoras, voltado para aspectos acadêmicos e de pesquisa.
Participaram dessa reunião, além de seus membros fundadores, representantes de instituições de ensino superior da Colômbia, Chile e Argentina. Também houve a participação de Hossein Khalili, principal co-fundador do IPR.Global e José Rodrigues Freire Filho, representante da REIP, cujas contribuições e recomendações, além da manifestação de apoio, foram de grande motivação e inspiração para continuar trabalhando de forma articulada para obter melhores resultados na qualidade da educação e na atenção a pacientes, famílias e comunidades.A UNIRED-EIP, através deste primeiro evento, que deverá ser replicado posteriormente em outros países da Região, começa a consolidar sua missão de integrar e implementar ações de nível acadêmico que favoreçam o progresso e a sustentabilidade da estratégia de EIP e PC nas instituições e países que a compõem.
Como resultados significativos desta primeira reunião, destaca-se o seguinte:
A formulação do plano de ação para o ano 2020 e a definição de seus quatro eixos prioritários com responsáveis, atividades e períodos específicos, além de avançar na precisão dos critérios constituintes para afiliação à UNIRED-EIP, que serão apresentados em breve.
Os quatro eixos de trabalho acordados entre os membros da UNIRED-EIP para o próximo ano foram:
- Oferecer iniciativas de formação docente para a EIP, apropriadas ao contexto da América Latina e do Caribe;
- Apoiar e orientar pesquisas em EIP;
- Estabelecer diretrizes para transformação curricular com foco na EIP;
- Realizar eventos sobre EIP em conjunto com instituições formadoras interessadas no tema e disseminar as atividades realizadas para dar visibilidade aos resultados em EIP & PC na América Latina e no Caribe.
Os eixos de trabalho UNIRED-EIP foram elaborados a partir de uma resposta estratégica aos problemas comuns das instituições formadoras, bem como da região em torno do tema da EIP e da PC, com expectativas de que seus resultados sirvam de referência para a tomada de decisões e que possam contribuir com o que se propõe a REIP.
A próxima reunião do UNIRED-EIP está programada para ser realizada na Argentina em 2020, sob a coordenação da Universidade Nacional do Litoral.
- Universidades que participaram da reunião técnica da UNIRED-EIP e que fazem parte da Rede:
- Universidade do Chile
- Universidade Nacional da Costa da Argentina
- Universidade Santander
- Universidade Cooperativa da Colômbia
- Universidade Nacional Aberta e a Distância
- Universidade do Norte de Barranquilla
- universidade nacional da Colômbia
- Universidade Antonio Nariño
- Universidade de San Buenaventura de Cartagena